1940 – 1968
APRENDER PARA ENSINAR E PROFISSIONALIZAR
ÓSCAR MANUEL RAMOS FERREIRA. DOUTORAMENTO EM EDUCAÇAO. ESPECIALIDADE – HISTÓRIA DA EDUCAÇAO.
oferreira@esel.pt
Tese orientada pelo Professor Doutor Justino
Magalhães e coorientada pela Professora Doutora Áurea Adão, especialmente elaborada
para a obtenção do grau de doutor em Educação (História da Educação).
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001 Portada
de la Tesis del Doctor Óscar Ferreira
Com esta tese pretendo conhecer e dar a conhecer a Escola Técnica de
Enfermeiras, enquanto instituição educativa, através da reconstituição da sua
materialidade histórica, da sua evolução e do seu enquadramento na política do
Estado Novo (1940-1968); da caracterização da sua cultura, do perfil das
formandas, do currículo, da intervenção na saúde pública e, enfim, da
construção da sua identidade histórica. Nesse sentido socorri-me de autores que
têm trabalhado e teorizado sobre a História das Instituições Educativas e a
História da Enfermagem.
A reconstituição e a recolha de informação foram realizadas no arquivo da
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; na biblioteca do Instituto Português
de Oncologia; na Biblioteca Nacional, no Arquivo Histórico do Ministério da
Educação, da Direção-Geral de Saúde, da Torre do Tombo, da Rádio e Televisão de
Portugal SA e no Arquivo da Fundação Rockfeller em Nova Iorque; Procedi à
caracterização das fontes e à análise da documentação, seu tratamento
heurístico e hermenêutico. Desta perceção de conjunto inferi o sentido
evolutivo que a redação da monografia reflete.
FOTO 002 Anúncio dos resultados das provas. Prof. Doctores
Justino Magalhães, Joaquim Pintassilgo, António Gomes Ferreira, Áurea Adão,
David Tavares, Jorge Ramos do Ó e o candidato Óscar Ferreira
Como resultados da investigação realizada identifiquei na história da
instituição educativa estudada três fases: criação (1935-1940); primeiros
tempos, nos quais ela se consolidou (1941-1946) e maturidade (1947-1968). Nesta
última fase existiram dois momentos. De afirmação (anos letivos de 1946/47 a
1953/54); de apogeu e abertura ao mundo (anos letivos de 1954/55 a 1967/68). Na
fase de criação deste estabelecimento escolar saliento a importância e
influência da Fundação Rockefeller, do Instituto Português de Oncologia e da
Direção-Geral de Saúde. Nos, segundo e terceiro períodos realço a relevância da
Escola Técnica de Enfermeiras na formação de agentes de saúde pública e no
desenvolvimento da enfermagem no geral e da enfermagem de saúde pública em
particular; nas políticas de ensino da Enfermagem com reflexos evidentes nas
práticas pedagógicas e nos planos de estudos seguidos noutros estabelecimentos
escolares de Enfermagem tanto em Portugal como no estrangeiro e nas políticas
públicas promulgadas relativas ao ensino de Enfermagem, nomeadamente, em 1952 e
1965.
No fim da terceira e última fase estudada (1958-1968) e como resultado da
permanência da Escola sob a tutela do Ministério da Educação Nacional destaco a
sua “incapacidade” para inovar e criar pós-graduações em enfermagem, estudos
que tanto ambicionava. Ficava dessa forma impossibilitada de cumprir o seu
ideário e de completar o projeto a que se tinha proposto.
Palavras-Chave: História da Educação; História da
Enfermagem; Estado Novo; Escola Técnica de Enfermeiras.
RESUMEN
Con
esta tesis pretendo conocer y dar a conocer a la Escuela Técnica de Enfermeras,
como institución educativa, a través de la reconstitución de su materialidad
histórica, de su evolución y su encuadramiento en la política de Estado Nuevo
(1940 - 1968), de la caracterización de su cultura, del perfil de los estudiantes,
del curriculum, de intervención en Salud Pública y, en fin, de la construcción
de su identidad histórica. En este sentido me ayudé de autores que han
trabajado y teorizado sobre la Historia de las Instituciones Educativas y de
Historia de Enfermería.
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003 O Júri das Provas de doutoramento com o candidato. Prof. Doctores Justino
Magalhães e Áurea Adão, o candidato Óscar Ferreira, Prof. Doctores David
Tavares, Jorge Ramos do Ó, António Gomes Ferreira e Joaquim Pintassilgo
La
reconstitución es la recogida de información que fueron realizadas en el
archivo de la Escuela Superior de Enfermería de Lisboa, Biblioteca de Instituto
Portugués de Oncología, la Biblioteca Nacional, en el Archivo Histórico del
Ministerio de Educación, de la Dirección General de Salud, de Torre do Tombo,
de Radio y Televisión de Portugal S.A. y en el archivo de la Fundación
Rockefeller en New York. Procedí a la caracterización y análisis de la
documentación y tratamiento heurístico y hermenéutico. De esta percepción de
conjunto obtuve el sentido evolutivo que la redacción de la monografía refleja.
Como
resultados de la investigación realizada identifiqué en la historia de la
institución educativa estudiada tres fases: creación (1935 - 1940), primeros
tiempos, en los cuales se consolidó (1941 - 1946) y madurez (1947 - 1968). En
esta última fase existieron dos momentos. De afirmación (años lectivos 1946/47
a 1953/54), el apogeo y la apertura al mundo (años lectivos 1954/55 a 1967/68).
En la fase de creación de este establecimiento escolar siendo la importancia e
influencia de la Fundación Rockefeller, del Instituto Portugués de Oncología y
de la Dirección General de Salud.
En
los segundo y tercer períodos, quisiera resaltar la relevancia de la Escuela
Técnica de Enfermeras en lo general y de enfermería de salud pública en
particular, en políticas de enseñanza de Enfermería con reflejos evidentes en
prácticas pedagógicas y en planes de estudio seguidos en otros establecimientos
escolares de Enfermería tanto en Portugal como en el extranjero y las políticas
públicas promulgadas relativas a la enseñanza de Enfermería, nombradas en 1952
y 1965. Al fin de la tercera y última fase estudiada (1958 - 1968) y como
permanencia de la Escuela con tutela del Ministerio de Educación Nacional
destaco su “incapacidad” para innovar y crear post-graduaciones en Enfermería,
estudios que tanto ambicionaba. Quedaba de esa forma imposibilitada de cumplir
su ideario y de completar el objeto que se tenía propuesto.
Palabras Clave: Historia de Educación, Historia de Enfermería, Estado
Nuevo, Escuela Técnica de Enfermeras.
Abstract
With this thesis I intend to recognize and disclose
the Escola Técnica de Enfermeiras as an educational institution, through the
reconstruction of its historical materiality, its evolution and its policy
framework in the Estado Novo (1940 – 1968), through the characterization of
their culture, the graduates profile, the curriculum, the intervention in
public health and through the construction of its historical identity.
Accordingly I consulted authors who have worked and theorized about the
Educational Institutions History and the Nursing History.
Reconstitution and data collection were performed in
the Escola Superior de Enfermagem de Lisboa archive; in the Instituto Português
de Oncologia library; in the Biblioteca Nacional, Arquivo Histórico do
Ministério da Educação, Direção-Geral de Saúde, Torre do Tombo, Rádio e
Televisão de Portugal SA and in the Rockefeller Foundation Archive, New Iork;
characterization of sources, documentation analysis, and heuristic and
hermeneutic treatment were carried out. From the overall perception I inferred
an evolutional sense that the monograph writing reflects.
As research results three phases of the institution
educational history were identified: creation (1935-1940); early days, in which
consolidation occurred (1941-1946) and maturity (1947-1968). In this last phase
two moments were identified: statement of (academic years of 1946/47 a
1953/54); apogee and opening to the world (academic years 1954/55 1967/68). In
the creation phase of this school emphasize the importance and influence of the
Rockefeller Foundation, the Instituto Português de Oncologia and the
Direção-Geral de Saúde. In the second and third periods I emphasize the
importance of the Escola Técnica de Enfermeiras in training public health
officials and the development of nursing in general and of public health
nursing in particular, in nursing education policies with obvious repercussions
on teaching practices and curricula followed in other schools of nursing both
in Portugal and abroad, and public policies enacted relating to nursing
education, particularly in 1952 and 1965.
At the end of the third and final phase studied
(1958-1968) and as a result of the permanence of the School under the
supervision of the Ministério da Educação Nacional I highlight its
"inability" to innovate and create the so aspired postgraduate
nursing studies. Therefore The Escola Técnica de Enfermeiras was unable to
fulfill its ideals and complete the project that had been proposed.
Keywords: History of Education, History of Nursing; Estado Novo; Escola Técnica de
Enfermeiras.
FOTO 004 Compañeras de la Escuela Superior de Enfermería
de Lisboa y amigos de Doctor Óscar Ferreira
AGRADECIMIENTO ESPECIAL
Traducción del portugués al castellano de la Doctora
en Optometría y Ciencias de la Visión a la Excelentísima Sofia Isabel de Jesus Cunha, Doctora en Optometría y Ciencias de la
Visión, por la Universidad de Minho de Braga y de Fernando Pérez Camacho, Capitán Enfermero del Ejército del Aire.
Manuel Solórzano Sánchez
Enfermero
Hospital Universitario Donostia de San Sebastián. Osakidetza /SVS
Colegiado
1.372. Ilustre Colegio de Enfermería de Gipuzkoa
Miembro
de Enfermería Avanza
Miembro
de Eusko Ikaskuntza / Sociedad de Estudios Vascos
Miembro
de la Red Iberoamericana de Historia de la Enfermería
Miembro
no numerario de la Real Sociedad Vascongada de Amigos del País. (RSBAP).
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