viernes, 28 de junio de 2013

HISTÓRIA DA ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMEIRAS



1940 – 1968

APRENDER PARA ENSINAR E PROFISSIONALIZAR

ÓSCAR MANUEL RAMOS FERREIRA. DOUTORAMENTO EM EDUCAÇAO. ESPECIALIDADE – HISTÓRIA DA EDUCAÇAO. oferreira@esel.pt

Tese orientada pelo Professor Doutor Justino Magalhães e coorientada pela Professora Doutora Áurea Adão, especialmente elaborada para a obtenção do grau de doutor em Educação (História da Educação).

FOTO 001 Portada de la Tesis del Doctor Óscar Ferreira

Com esta tese pretendo conhecer e dar a conhecer a Escola Técnica de Enfermeiras, enquanto instituição educativa, através da reconstituição da sua materialidade histórica, da sua evolução e do seu enquadramento na política do Estado Novo (1940-1968); da caracterização da sua cultura, do perfil das formandas, do currículo, da intervenção na saúde pública e, enfim, da construção da sua identidade histórica. Nesse sentido socorri-me de autores que têm trabalhado e teorizado sobre a História das Instituições Educativas e a História da Enfermagem.

A reconstituição e a recolha de informação foram realizadas no arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; na biblioteca do Instituto Português de Oncologia; na Biblioteca Nacional, no Arquivo Histórico do Ministério da Educação, da Direção-Geral de Saúde, da Torre do Tombo, da Rádio e Televisão de Portugal SA e no Arquivo da Fundação Rockfeller em Nova Iorque; Procedi à caracterização das fontes e à análise da documentação, seu tratamento heurístico e hermenêutico. Desta perceção de conjunto inferi o sentido evolutivo que a redação da monografia reflete.

FOTO 002 Anúncio dos resultados das provas. Prof. Doctores Justino Magalhães, Joaquim Pintassilgo, António Gomes Ferreira, Áurea Adão, David Tavares, Jorge Ramos do Ó e o candidato Óscar Ferreira

Como resultados da investigação realizada identifiquei na história da instituição educativa estudada três fases: criação (1935-1940); primeiros tempos, nos quais ela se consolidou (1941-1946) e maturidade (1947-1968). Nesta última fase existiram dois momentos. De afirmação (anos letivos de 1946/47 a 1953/54); de apogeu e abertura ao mundo (anos letivos de 1954/55 a 1967/68). Na fase de criação deste estabelecimento escolar saliento a importância e influência da Fundação Rockefeller, do Instituto Português de Oncologia e da Direção-Geral de Saúde. Nos, segundo e terceiro períodos realço a relevância da Escola Técnica de Enfermeiras na formação de agentes de saúde pública e no desenvolvimento da enfermagem no geral e da enfermagem de saúde pública em particular; nas políticas de ensino da Enfermagem com reflexos evidentes nas práticas pedagógicas e nos planos de estudos seguidos noutros estabelecimentos escolares de Enfermagem tanto em Portugal como no estrangeiro e nas políticas públicas promulgadas relativas ao ensino de Enfermagem, nomeadamente, em 1952 e 1965.

No fim da terceira e última fase estudada (1958-1968) e como resultado da permanência da Escola sob a tutela do Ministério da Educação Nacional destaco a sua “incapacidade” para inovar e criar pós-graduações em enfermagem, estudos que tanto ambicionava. Ficava dessa forma impossibilitada de cumprir o seu ideário e de completar o projeto a que se tinha proposto.

Palavras-Chave: História da Educação; História da Enfermagem; Estado Novo; Escola Técnica de Enfermeiras.

RESUMEN
Con esta tesis pretendo conocer y dar a conocer a la Escuela Técnica de Enfermeras, como institución educativa, a través de la reconstitución de su materialidad histórica, de su evolución y su encuadramiento en la política de Estado Nuevo (1940 - 1968), de la caracterización de su cultura, del perfil de los estudiantes, del curriculum, de intervención en Salud Pública y, en fin, de la construcción de su identidad histórica. En este sentido me ayudé de autores que han trabajado y teorizado sobre la Historia de las Instituciones Educativas y de Historia de Enfermería.

FOTO 003 O Júri das Provas de doutoramento com o candidato. Prof. Doctores Justino Magalhães e Áurea Adão, o candidato Óscar Ferreira, Prof. Doctores David Tavares, Jorge Ramos do Ó, António Gomes Ferreira e Joaquim Pintassilgo

La reconstitución es la recogida de información que fueron realizadas en el archivo de la Escuela Superior de Enfermería de Lisboa, Biblioteca de Instituto Portugués de Oncología, la Biblioteca Nacional, en el Archivo Histórico del Ministerio de Educación, de la Dirección General de Salud, de Torre do Tombo, de Radio y Televisión de Portugal S.A. y en el archivo de la Fundación Rockefeller en New York. Procedí a la caracterización y análisis de la documentación y tratamiento heurístico y hermenéutico. De esta percepción de conjunto obtuve el sentido evolutivo que la redacción de la monografía refleja.

Como resultados de la investigación realizada identifiqué en la historia de la institución educativa estudiada tres fases: creación (1935 - 1940), primeros tiempos, en los cuales se consolidó (1941 - 1946) y madurez (1947 - 1968). En esta última fase existieron dos momentos. De afirmación (años lectivos 1946/47 a 1953/54), el apogeo y la apertura al mundo (años lectivos 1954/55 a 1967/68). En la fase de creación de este establecimiento escolar siendo la importancia e influencia de la Fundación Rockefeller, del Instituto Portugués de Oncología y de la Dirección General de Salud.

En los segundo y tercer períodos, quisiera resaltar la relevancia de la Escuela Técnica de Enfermeras en lo general y de enfermería de salud pública en particular, en políticas de enseñanza de Enfermería con reflejos evidentes en prácticas pedagógicas y en planes de estudio seguidos en otros establecimientos escolares de Enfermería tanto en Portugal como en el extranjero y las políticas públicas promulgadas relativas a la enseñanza de Enfermería, nombradas en 1952 y 1965. Al fin de la tercera y última fase estudiada (1958 - 1968) y como permanencia de la Escuela con tutela del Ministerio de Educación Nacional destaco su “incapacidad” para innovar y crear post-graduaciones en Enfermería, estudios que tanto ambicionaba. Quedaba de esa forma imposibilitada de cumplir su ideario y de completar el objeto que se tenía propuesto.

Palabras Clave: Historia de Educación, Historia de Enfermería, Estado Nuevo, Escuela Técnica de Enfermeras.

Abstract
With this thesis I intend to recognize and disclose the Escola Técnica de Enfermeiras as an educational institution, through the reconstruction of its historical materiality, its evolution and its policy framework in the Estado Novo (1940 – 1968), through the characterization of their culture, the graduates profile, the curriculum, the intervention in public health and through the construction of its historical identity. Accordingly I consulted authors who have worked and theorized about the Educational Institutions History and the Nursing History.

Reconstitution and data collection were performed in the Escola Superior de Enfermagem de Lisboa archive; in the Instituto Português de Oncologia library; in the Biblioteca Nacional, Arquivo Histórico do Ministério da Educação, Direção-Geral de Saúde, Torre do Tombo, Rádio e Televisão de Portugal SA and in the Rockefeller Foundation Archive, New Iork; characterization of sources, documentation analysis, and heuristic and hermeneutic treatment were carried out. From the overall perception I inferred an evolutional sense that the monograph writing reflects.

As research results three phases of the institution educational history were identified: creation (1935-1940); early days, in which consolidation occurred (1941-1946) and maturity (1947-1968). In this last phase two moments were identified: statement of (academic years of 1946/47 a 1953/54); apogee and opening to the world (academic years 1954/55 1967/68). In the creation phase of this school emphasize the importance and influence of the Rockefeller Foundation, the Instituto Português de Oncologia and the Direção-Geral de Saúde. In the second and third periods I emphasize the importance of the Escola Técnica de Enfermeiras in training public health officials and the development of nursing in general and of public health nursing in particular, in nursing education policies with obvious repercussions on teaching practices and curricula followed in other schools of nursing both in Portugal and abroad, and public policies enacted relating to nursing education, particularly in 1952 and 1965.

At the end of the third and final phase studied (1958-1968) and as a result of the permanence of the School under the supervision of the Ministério da Educação Nacional I highlight its "inability" to innovate and create the so aspired postgraduate nursing studies. Therefore The Escola Técnica de Enfermeiras was unable to fulfill its ideals and complete the project that had been proposed.

Keywords: History of Education, History of Nursing; Estado Novo; Escola Técnica de Enfermeiras.

FOTO 004 Compañeras de la Escuela Superior de Enfermería de Lisboa y amigos de Doctor Óscar Ferreira

AGRADECIMIENTO ESPECIAL
Traducción del portugués al castellano de la Doctora en Optometría y Ciencias de la Visión a la Excelentísima Sofia Isabel de Jesus Cunha, Doctora en Optometría y Ciencias de la Visión, por la Universidad de Minho de Braga y de Fernando Pérez Camacho, Capitán Enfermero del Ejército del Aire.

Manuel Solórzano Sánchez
Enfermero Hospital Universitario Donostia de San Sebastián. Osakidetza /SVS
Colegiado 1.372. Ilustre Colegio de Enfermería de Gipuzkoa
Miembro de Enfermería Avanza
Miembro de Eusko Ikaskuntza / Sociedad de Estudios Vascos
Miembro de la Red Iberoamericana de Historia de la Enfermería
Miembro no numerario de la Real Sociedad Vascongada de Amigos del País. (RSBAP).


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